Guitarras feitas em metal

Guitarras feitas em metal

Há tempos tenho vontade de me aventurar no uso de materiais alternativos na construção de guitarras e baixos. O maior problema é que no Brasil, se você usar metal numa guitarra, dirão, mesmo antes de ouvir o seu som: “Essa guitarra deve ter som metálico!”. Se usar fibra de carbono, falarão: “Essa guitarra deve ter um som pouco orgânico!”, etc… O preconceito fala mais alto.
O mesmo acontece com captadores ativos, que não têm nada a ver com som sintetizado. Utilizam circuitos 100% analógicos, mas os leigos pouco informados insistem em dizer absurdos do tipo: “Captadores ativos ignoram o som da madeira!”, ou “Captadores ativos tem um som meio artificial!”. Frases prontas e sem fundamento. Verdadeiras besteiras de quem sequer se deu ao trabalho de testar o instrumento e se preocupar com o que importa, que é a tocabilidade e som.

Fora do Brasil é bem diferente. Esses instrumentos exóticos e de timbres diferenciados são usados por gente famosa e disposta a pagar caro.

Depois de um tempo pesquisando a respeito, destaco algumas marcas que utilizam com sucesso materiais alternativos:

Gigliotti Guitars

Joe Bonamassa gosta de experimentar timbres diversos. Utiliza várias marcas de amplificadores e guitarras, não se prendendo a uma em particular.
Entre suas guitarras, a mais bonita, na minha opinião, é uma Tele da marca Gigliotti.
São construidas em madeira a partir de um bloco maciço, ocas (semi acústicas como uma Telecaster Thinline), mas ao invés de usarem madeira fazem os tampos em alumínio ou latão cortados e desenhados individualmente com jato d’água e colados com precisão no corpo e no headstock.
Essa construção propicia um timbre único e ressonante, não encontrado em nenhum outro instrumento, além de um visual espetacular.

[ad#ads-2]

Joe Bonamassa usando uma Gigliotti

No início do vídeo abaixo  dá pra ter uma noção do som da guitarra desligada…

www.gigliottiguitars.com

James Trussart Guitars

Usada por muitos famosos, como Eric Clapton, Billy Gibbons, Keith Richard, Tom Morello, Sheryl Crow, Gilby Clarke e muitos outros, as guitarras Trussart são peças únicas feitas em madeira e metal. Seus detalhes são impressionantes.


Steelcaster Demo by Phil Hurley

Steeldeville Demo by Phil Hurley

Steeltop Demo by Phil Hurley

www.jamestrussart.com

[ad#ads-2]

Liquid Metal Guitars

Guitarras usinadas diretamente em blocos maciços de alumínio aeroespacial. Prometem o som mais puro, limpo e o maior sustain que você jamais ouviu…


Jay Leonard playing a Liquid Metal Guitar

Les Robot playing a Liquid Metal Guitar

www.liquidmetalguitars.com

Em breve falarei de outros materiais alternativos às madeiras na construção de guitarras. Aguardem!

Comentários são muito bem vindos!

Materiais Alternativos
  • erickfabbio

    Literalmente as guitas do metal! hahaha

    Cara, juro que a princípio me virou o estomago de preconceito, mas como um bom ser pensante, puxei um pelo do nariz p/ evitar “bandeira”…

    1- os trabalhos são realmente bonitos! Deu até vontade de ter umas dessas!
    2- Eu achando que o timbre não seria aquelas coisas, mas só com os vídeos já deu pra sacar que nem só de madeira vive o guitarrista, mas da boa criatividade e da humildade de testar materiais alternativos.
    3- Sóda! quero uma!!! =D

    Celso, gostei d+ da matéria! Qdo vai fazer uma dessas?

  • http://www.luthier.com.br Luthier

    É exatamente desse preconceito que eu falo. Sem conhecer não dá pra tirar conclusões e o mundo das guitarras vai muito além de Fender e Gibson…

  • bettofreitaa

    Simplesmente FANTÁSTICAS!!!
    ShOw!!!

  • fratermagno

    Achei bastante interessante a galeria de fotos. Sinceramente adorei as fotos das Teles de Joe Bonamassa. Fantásticas!!!!
    http://www.fratermusic.com

  • http://twitter.com/john_duran João Marcos

    puts, nunca imaginei que poderia se ter uma guitarra de Metal.
    Incrivel o timbre em especial da Liquid Metal Guitars em que Jay Leonard toca.
    adorei a steelcaster, realmente incrivel.

    uma guitarra dessas está na faixa de quantos? (claro, variando no quesito captação, ponte…)

    Forte abraço

  • Pingback: Guitarras Exóticas « †† ??€ ?????? †† :)

  • Anônimo

    Parabéns! Fantástico! Jamais imaginei guitarras a partir desses materiais. Mudou totalmente minha forma de imaginar a coisa toda. Distutimos, pesquisamos, estudamos… fala-se tanto de madeiras, madeiras, madeiras… por que só madeiras? Num mundo de novos paradigmas ambientais, de uma corrida científica furiosa, do grafeno etc., será mesmo que daqui a 50 anos continuaremos construindo guitarras de madeiras e nada mais? Há que preço? Serão objetos obsoletos ou raridades cobiçadas e admiradas? Parabéns!

  • Dermeval

    Eu sempre pensei como seria o som de uma guitarra feita de metal, mas tinha até vergonha de comentar, exatamente pelo preconceito das pessoas, não queria ser chamado de louco. Mas o que eu sei é que a busca por inovações deve ser constante senão vamos ficar parados no tempo.

    Agora se a Fender, Gibson, Ibanez lançarem guitarras metálicas, aí a coisa muda, acho que muita gente vai falar bem sem nem ouvir antes.

  • Isaac Souza

    Eu escrevi no meu blog sobre um assunto parecido, falava sobre como se formaria os timbres de guitarras de madeira e como cada instrumento se comporta.
    Eu particularmente acredito que no caso de uma guitarra a madeira tem uma influencia muito pequena, acho que a maior importancia estaria nos captadores, cordas e a madeira da escala seria a de maior importancia.
    Mais isso é minha opinião mais sempre achei que deveriam ser experimentadas outros materiais até porque é experimentando que se cresce.
    se quiserem conferir o que eu postei tá em http://blog.acessoriosdeguitarra.com.br/um-pouco-sobre-timbre-2/

  • http://www.facebook.com/profile.php?id=100002921649321 Juniin Guittar

    é por esse preconceito que o Brasil é tão ultrapassado, sou apenas um guitarrista que gosta muito de criações diferentes e eu acho que devia ter mais espaço para essas novidades