LEDs na base da Dremel

LEDs na base da Dremel

Quando voltei a fazer inlays, percebi que uma das maiores dificuldades era ter luz adequada no local de trabalho, pois por melhor que seja a iluminação ambiente, tem sempre a máquina e a própria base pra atrapalhar a entrada de luz.
Creio que seja um problema comum pra todo luthier…

Pensando nisso, me veio a idéia de customizar a base da minha antiga Dremel de 22 anos (isso mesmo, 22).
.
.

Algumas fotos:


A luz ilumina o ponto exato necessário pra um serviço bem feito, sem sombras significativas, já que a luz vem de 2 pontos distintos.
Os Leds usados são brancos de alto desempenho, 5 volts. A alimentação é por meio de 2 baterias CR2032 em série, que embora alimentem com 6 volts não queimam os Leds. A durabilidade é grande. Alguns meses, desde que não se esqueça os Leds ligados.

Elogios, críticas e sugestões são bem vindos. Comentem!

.

  • chrismarques

    Grande idéia Celso!
    Parabéns!

  • LucasCoppio

    Tais leds não são 5V, mas sim 3,2V, necessitam de 20mA para funcionarem corretamente, alimenta-los diretamente com 6V diminui a vida útil porém aumenta consideravelmente a intensidade luminosa do mesmo… se você quiser um projeto que ofereça maior tempo de vida e mais estabilidade no led você precisará colocar um resistor de valor 330 ohms em série com os leds..

  • As especificações dos LEDs falam em 3,4 a 5,2 volts e a vida útil deles importa menos do que a intensidade da luz.
    Mesmo assim creio que durará anos sem problemas, pois a queda de voltagem das pilhas ocorre até não vale mais a penas usá-las…

  • As especificações dos LEDs falam em 3,4 a 5,2 volts e a vida útil deles importa menos do que a intensidade da luz. Os LED's são baratos e a troca é rápida, se for preciso.
    Mesmo assim creio que durará anos sem problemas, pois a queda de voltagem das pilhas ocorre até não vale mais a penas usá-las…

  • Obrigado, Chris! Se tiver alguma grande idéia, fique à vontade em discutí-la no fórum Luthier Brasil. http://www.luthierbrasil.com

Pin It on Pinterest

Shares